26/02/2025
Protagonismo, emoção e descobertas marcam a trajetória escolar dos primeiros anos.
Quando pensamos na educação de nossos filhos, logo nos vem à mente o aprendizado de habilidades como ler, escrever e fazer contas. Contudo, o alicerce para esse domínio de conteúdos começa muito antes, nos primeiros anos de vida escolar, e está diretamente ligado ao desenvolvimento das emoções, das relações sociais e da autoconfiança. Na Educação Infantil, a criança começa a entender e lidar com seus sentimentos, a compartilhar experiências, a respeitar o outro e a descobrir o prazer do aprender.
Nesse período, a criança vivencia experiências que serão marcantes para seu desenvolvimento. São nas brincadeiras e interações com colegas que ela aprende a trabalhar em equipe, a valorizar o diferente e a expressar ideias. Essas vivências, com a mediação dos educadores, constroem a base para o aluno se tornar protagonista de sua história.
No Colégio Pan Terra, a proposta pedagógica valoriza a autonomia, permitindo que cada criança se sinta parte ativa no processo de aprendizado. As atividades são pensadas de forma lúdica e significativa, alinhadas à BNCC e à metodologia diversificada que incentiva a curiosidade e a criatividade. A musicalização, a psicomotricidade e o estudo do meio são algumas das ferramentas que estimulam o pensamento crítico e a compreensão do mundo ao redor, enquanto as saídas pedagógicas e os projetos interdisciplinares oferecem novas formas de aprendizado prático.
Além disso, a escola valoriza o desenvolvimento socioemocional, um aspecto fundamental para o crescimento equilibrado da criança. Atividades como a horta, a culinária e as aulas extracurriculares de dança, circo, balé e judô contribuem para a expressão de emoções, a coordenação motora e a socialização.
Ao incentivar a participação ativa das crianças e proporcionar um ambiente de aprendizado acolhedor, o Colégio Pan Terra as torna confiantes e preparadas para os próximos passos da jornada educacional.